Descubra uma maneira simples de perder peso sem ter que fazer exercícios

Descubra uma maneira simples de perder peso sem ter que fazer exercícios

Certamente você já ouviu isso várias vezes: ficar sentado por muito tempo (vida sedentária) influencia muito sua saúde e pode aumentar o risco de problemas cardíacos , diabetes tipo 2, depressão , dores nas costas e uma longa lista de patologias. Por essa mesma regra de três, faria sentido pensar que ficar acordado por mais tempo neutralizaria esses efeitos. Mas isso levanta uma grande questão: ficar em pé pode ajudá-lo a perder peso?

E a resposta a essa pergunta é: sim . Várias pesquisas apóiam a ligação entre ficar em pé e perder peso. “Estudos demonstraram que aumentar o tempo gasto em pé em relação ao sentado pode ajudar na perda de peso e reduzir o risco de ganho de peso ao longo do tempo”, explica C. N. , especialista em medicina gástrica na prevenção .

Um simples exercício diário para perder peso e entrar em forma

Uma meta-análise de 2018 publicada no ‘ European Journal of Preventive Cardiology ‘ avaliou um total de 46 estudos , que incluíram dados de 1.184 pessoas. Em relação às mulheres, em pé elas queimam 0,1 calorias por minuto a mais do que sentadas. Embora possa parecer pouco, os pesquisadores apontam que pode somar. Se uma pessoa de 90 kg estivesse levantando em vez de ficar sentada por seis horas por dia, ela queimaria 54 calorias por dia . E se somarmos, você pode queimar 2,5 quilos de gordura.

Ficar em pé queima 0,1 calorias por minuto mais do que ficar sentado. Uma pessoa de 90 kg levantada por seis horas por dia queimaria 54 calorias

Outro estudo publicado no ‘ Journal ‘ aponta para a mesma conclusão . Os pesquisadores colocaram 74 pessoas para fazer atividades diferentes por 15 minutos, enquanto verificavam quantas calorias queimaram. Os participantes do estudo sentaram-se usando um computador e assistiram à televisão, depois se levantaram para fazer o mesmo, até que finalmente começaram a andar. Obviamente, caminhar deixava você mais magro do que qualquer outra coisa, mas os pesquisadores descobriram que as pessoas que estavam acordadas queimavam em média nove calorias a mais por hora do que quando estavam sentadas. Não é muito, mas pode aumentar com o tempo.

Uma boa estratégia para perder peso?

Realmente não é a abordagem mais eficaz. “Ficar em pé queima mais calorias do que ficar sentado, mas demoraria muito para ver esse benefício”, explica Fatima Cody Stanford , especialista em medicina da obesidade do Massachusetts General Hospital. O especialista ressalta que pode demorar entre seis meses e um ano até que uma diferença perceptível seja notada. Newberry concorda: “Aumentar a quantidade de tempo que você gasta levantando a cada dia provavelmente não produzirá grandes mudanças de peso.”

Dito isso, há outros benefícios para a saúde em ficar de pé por mais tempo. Pode melhorar sua saúde metabólica, explica Newberry, e pode ajudá-lo a manter ou até mesmo aumentar a perda de peso que é feita de outras maneiras, como fazer exercícios regularmente e seguir uma dieta rica em nutrientes. “A redução do número de horas que você senta a cada dia em favor de ficar em pé tem sido associada a uma redução no desenvolvimento de certos problemas comuns de saúde, como doenças cardíacas, diabetes e derrame”, observa ele. “Também pode melhorar o humor, levar a um sono melhor e aumentar a produtividade”, acrescenta.

Um médico recomenda passar alguns minutos no trabalho a cada hora (aproximadamente) levantando-se e caminhando

A pesquisa também mostrou que ficar em pé pode ajudar a reduzir o açúcar no sangue , pressão arterial e os triglicerídeos (o principal componente da gordura corporal em humanos), portanto, definitivamente existem outros benefícios.

O que fazer para ficar de pé por mais tempo?

O problema para a maioria das pessoas é que tendem a ficar sentadas por muito tempo no trabalho . Stanford recomenda reservar um tempo a cada hora (mais ou menos) para se levantar e caminhar. “Isso dá uma pausa ao seu corpo”, explica ele.

E, se quiser passar mais tempo em pé em casa, você pode tentar coisas como assistir TV em pé ou caminhar enquanto fala ao telefone em vez de sentar no sofá.

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